Eu sempre achei que se coçar com frequência é algo muito normal. Já nasci assim e vivi altos e baixos do que hoje sei que eram crises de dermatite. Talvez seja até por isso que meu sono é tão irregular. A arte da coceira me acompanha desde o berço. Contudo, só agora depois dos 40 que vejo a minha trajetória e aprendo diariamente a lidar com novas formas de combater a dermatite.
Quem são os aliados para combater a dermatite?
O primeiro ponto que aprendi sobre a dermatite é que os hidratantes são grandes aliados para a pele. Eles formam uma barreira de proteção que ajuda em momentos de calor e de crises de coceira que ataca quando mudamos de ambiente.
Outro ponto que sigo à risca é manter as unhas no mínimo tamanho possível. Cortar as unhas com frequência vai contribuir e muito para que você não cause feridas de tanto coçar. Principalmente, no período noturno, quando estamos dormindo e não temos muito o que fazer pra controlar nossas mãos.
Usar roupas de algodão é outro item indispensável de quem tem dermatite. Da mesma forma, evitar lençóis que sejam de tecidos sintéticos também é um aliado importante.
Dermatite tem relação com outras doenças
A dermatite é uma condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A doença é hereditária e causa uma deficiência de proteção na pele. E essa condição dermatológica está ligada a outras doenças, principalmente respiratórias como asma, rinite e sinusite.
Médico é quem mais pode te ajudar a combater a dermatite
Por fim, vale a pena lembrar que um dermatologista é quem mais pode te ajudar a combater a dermatite. São deles as melhores dicas. Além disso, sabem a arte de medicar e te ajudar com o melhor tratamento. Muitas vezes a automedicação pode atrapalhar e até piorar uma crise.
Procure sempre a ajuda de um profissional. Ele estudou para isso e sabe qual o melhor componente para combater a condição que você está passando.