O uso de cigarros eletrônicos, popularmente conhecidos como vapes, pode ter um impacto significativo no envelhecimento da pele. De acordo com o dermatologista Bav Shergill, da Associação Britânica de Dermatologistas, o fenômeno conhecido como “vape face” (face de vape) está se tornando uma preocupação crescente. Este termo se refere aos efeitos adversos visíveis na pele dos usuários de vapes, incluindo rugas precoces e erupções cutâneas.
Efeitos Nocivos do Vape na Pele
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o uso de vapes contribui para o aparecimento de rugas devido aos movimentos repetitivos dos músculos faciais ao tragar. A nicotina, principal ingrediente ativo dos cigarros eletrônicos, está associada a uma série de problemas dermatológicos, incluindo acne, psoríase e erupções cutâneas.
— A nicotina é o ingrediente ativo [presente no vape] e está associada a todos os tipos de problemas de pele. Está associada à acne, psoríase e erupções cutâneas — afirma Shergill, em entrevista ao jornal britânico DailyMail.
O calor e a queima das substâncias presentes nos cigarros eletrônicos causam o amarelamento e o ressecamento da pele. Além disso, pode influenciar na perda de colágeno. Estas características aceleram o processo de envelhecimento, fazendo com que alterações normalmente observadas na faixa dos 40 anos apareçam já nos 20.
— Você perde o colágeno, que é basicamente como um “enchimento de colchão”. Se você se livrar dele, o colchão fica flácido e sua pele fica flácida — alerta o dermatologista.
Proibição no Brasil
A princípio, no Brasil, a comercialização de cigarros eletrônicos é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A resolução atualizada, que substitui a norma de 2009, endurece as restrições, proibindo também a produção, distribuição, armazenamento e transporte dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) no território nacional. Contudo, apesar da proibição, comprar esse tipo de equipamento ainda é extremamente fácil no país.
Em suma, os riscos ao uso de cigarros eletrônicos vão além dos problemas de saúde conhecidos. O impacto no envelhecimento da pele, conhecido como “vape face”, é uma preocupação real para os dermatologistas. Se você quer manter uma pele saudável e jovem por mais tempo, a melhor escolha é evitar o uso de vapes e outros dispositivos de fumar.